top of page

Novo Artigo Publicado: "Imaginário e Contágio Psíquico" na Revista Intexto

É com prazer que informamos que o artigo "Imaginário e Contágio Psíquico" de Malena Contrera e Leonardo Torres foi publicado pela Revista científica INTEXTO, da UFRGS.

Você conhece o famoso caso da epidemia de dança que ocorreu na França em 1518? Ou então o macabro caso das freiras que miavam em conventos ao ver a lua cheia? E a mulher que confundiu seu marido com o Diabo? Esses casos e outros são tratados no artigo. Confira já!

Para ler o Artigo Completo: Clique Aqui

Resumo do artigo:

O objetivo deste artigo é refletir, a partir de fatos relatados pela mídia, a questão do contágio psíquico (possessões coletivas), bem como relaciona-lo com os estudos do imaginário, compreendendo como os processos de empatia e mimese facilitam tais contágios e os quadros de possessão coletiva. Dessa forma, este artigo conclui que o contágio psíquico (possessões coletivas) são ações de conteúdos imaginários, os quais emergem do Inconsciente Coletivo, em momentos de forte comoção e afetação geral. O artigo tem como metodologia a coleta de dados e revisão bibliográfica, tendo como principais referenciais teóricos Carl G. Jung, Edgar Morin, Christoph Wulf, James Hillman, Frans de Waal, Rafael Lopez-Pedraza e Norval Baitello Júnior.

Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page