12/10/2019

VIII Colóquio de Comunicação e Inovação

Comunicação, Liberdade e Religião: o uso midiático do sagrado

Programa de Pós-graduação em Comunicação da USCS

Mestrado Profissional em Comunicação de Interesse Público

23 de outubro de 2019

Quarta-feira às 19h

O VIII Colóquio de Comunicação e Inovação tem por objetivo promover o debate sobre Comunicação, Liberdade e Religião no século XXI, destacando o uso midiático que se faz do sagrado próprio e alheio, bem como, conhecer as práticas profissionais na mídia religiosa. Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação - PPGCOM da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS.

Palestrantes

Prof. Dr. Jorge Miklos

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP e pesquisador sobre mídia e religião.

Prof. Dr. Ricardo Rossetti

Secretário da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB do Estado de São Paulo. Professor de Direito na UNIP e na UMESP.

Danusa Rego

Jornalista, Editora-chefe do Jornalismo da TV Canção Nova em S...

20/09/2019

Parafraseando a consagrada frase de Simone de Beauvoir, ninguém nasce homem, torna-se homem. Assim, considera-se masculinidade, um conjunto de comportamentos e valores, comumente associados a meninos e homens que são construídos e reforçados por instituições sociais.

A experiência de masculinidade é variável para cada pessoa ao longo da vida, no entanto, existem crenças enraizadas no imaginário social sobre ‘o que é ser homem’ que moldam as expectativas grupais, formatam narrativas e plasmam comportamentos que induzem um modelo machista, patriarcal e violento. 

Pesquisa realizada pela ONU Mulheres e o Portal Papo de Homem aponta que construção da identidade masculina estereotípica é expressa em nove orientações básicas: cultura do herói, violência, heterossexualidade, restrição emocional, capital viril, pertencimento ao grupo, sexo, trabalho, provedor. Seguir essa receita implica integrar-se às expectativas de como os homens devem agir, sentir e falar. 

Essa lista, d...

26/06/2019

O Prof. Dr. Aberto Klein fez hoje, 26/06, uma palestra sobre o tema O Imaginário do Diabo na Mídia. Abordando sua recente pesquisa apresentada na XXVIII Compós com nome "O SERPENTEAR DOS DEMÔNIOS: a demonização em imagens midiáticas e seus substratos culturais"

Resumo: Ao identificar de elementos visuais ofensivos à figura do ex-presidente Lula na capa da revista Veja, pretendemos explorar o mecanismo de demonização nos meios de comunicação por meio de imagens. Para tanto, sugerimos três substratos que permeiam a composição do que definimos como imagem demonizada: a) o grotesco, como categoria que envolve a representação do abjeto e do monstruoso; b) a injúria, como forma de rebaixamento da alteridade; c) a produção de uma cosmovisão dualista e polarizada. Este estudo recorre a contribuições de Mikhail Bakhtin, Ivan Bystrina, Aby Warburg e Gilbert Durand, buscando diálogos possíveis e interfaces teóricas.

Para ver a pesquisa na íntegra acesse aqui.

02/04/2019

Malena Contrera e Jorge Miklos marcaram presença no International Conference on Media Ethics, em Sevilla, na Espanha. Malena apresentou o trabalho "Meios de Comunicação de Massa e a crise da Empatia". E, Jorge, o trabalho "Comunicación y Derechos Humanos: una experiencia de los medios de comunicación a servicio de la ciudadanía". Para mais informações acesse o link: https://congreso.us.es/mediaethics/en/

20/12/2018

A Profa. Dra. Malena Contrera participou como entrevistada do Jornal da Record, falando sobre como o uso desmedido do celular na contemporaneidade. Confira:

19/12/2018

O artigo "Aproximações entre o brincar e a religiosidade", de Jorge Miklos e Tadeu Rodrigues Iuana, acaba de ser publicado pelo periódico Tríade, da UNISO.

04/12/2018

Hoje, às 19:30h.

Idolatria do Dinheiro e Direitos Humanos: uma crítica teológica do novo mito do capitalismo, de Jung Mo Sung

Assista a live no stories do nosso Instagram: @editorapaulus

Convidado: Lauri Wirth | Mediação: Jorge Miklos

12/04/2018

Tecnologias e o Sagrado: um novo obscurantismo? Este é o tema do próximo Poros da Comunicação com Jorge Miklos.

05/10/2017

Nos últimos meses o Brasil foi surpreendido por uma onda de intolerância religiosa tão violenta quanto assustadora. O que se esconde por de trás de tais atos?

05/10/2017

Ainda existem as massas? Emoções das massas e a questão do eu vivencial. Prof. Dr. Gunter Gebauer Universidade Livre de Berlin (Alemanha).

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

© Mídia e Imaginário - Grupo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário.