Tadeu Rodrigues Iuama

 

Doutorando em Comunicação pela Universidade Paulista. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba, graduado em Administração pela mesma instituição. Tem o larp (live action role play) e o RPG (Role Playing Game) como objetos de estudo. Participante dos Grupos de Pesquisas NAMI - Narrativas Midiáticas, sediado na Universidade de Sorocaba e Mídia e Estudos do Imaginário, sediado na Universidade Paulista.

 

Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa

Visa observar como o larp existe num sistema comunicacional contra-hegemônico, uma vez que não existem as figuras do emissor e do receptor per se. A partir disso, investigar como essas práticas poderiam transbordar para um modo diverso de interação entre grupos sociais, transbordando o âmbito do jogo para outras esferas da vida cotidiana.

O Efêmero e o Singular: diálogo entre o larp e o metáporo.

Palavras-Chave: Comunicação; Narrativas Midiáticas; Revisão bibliográfica; Metáporo; Larp

Resumo: O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica que objetiva traçar possíveis pontos de contato entre os conceitos de Imersão e Acontecimento. Para isso, parte tanto da definição de larp (do qual a Imersão é vista como um elemento) quanto da definição de Comunicação por Ciro Marcondes Filho, para então prosseguir para possíveis intercâmbios entre o metáporo e o larp.

Publicações e repercussão midiática sobre jogos narrativos: comparativo Brasil, Estados Unidos e países nórdicos

Palavras-chave: Comunicação; Narrativas; Jornalismo; Fenomenologia; RPG.

Resumo: Esse artigo visa descrever as diferenças entre as publicações – e refletir sobre sua respectiva cobertura midiática – no âmbito dos Role-Playing Games do Brasil, Estados Unidos, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Noruega, sendo que os 4 últimos países são estudados como um bloco doravante denominado países nórdicos. A partir da contextualização de cada um dos países evidenciados com relação à produção acadêmica de RPG, busca-se realizar uma observação das narrativas de cada uma das publicações selecionadas, sendo 2 nórdicas, 1 estadunidense e 1 brasileira. Em seguida, o presente artigo traça paralelos entre os contextos de cada um dos países e as narrativas encontradas em suas respectivas produções acadêmicas.

Please reload

 
 

O Verso da Máscara: Processos Comunicacionais nos larps e RPGs de mesa

Palavras-chave: Comunicação e cultura; Processos midiáticos; Narrativas; RPG e
larp. 

Umberto Eco em Narrativas

Palavras-Chave: Comunicação; Cultura; Narrativas Midiáticas; Umberto Eco.

Please reload

© Mídia e Imaginário - Grupo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário.