top of page

Sueli Ferreira Schiavo

 

Graduada e licenciada em Psicologia (IESSF/1977), mestre (UNIP/2013) e doutoranda em Comunicação, tendo como projeto a pesquisa sobre a exposição das crianças às imagens técnicas da mídia eletrônica. Atua na área da Psicologia e da Hipnose Clínica. Possui extensão universitária em Hipnose Clínica (PUCSP/2009), extensão em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas - Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias (UFSC/2010), extensão em Capacitação de Conselheiros Municipais e Estaduais de Saúde (Unicamp/2004), especialização em Administração com ênfase em Recursos Humanos (São Judas/1983), especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior (UNIP/2008) e especialização em Informática em Saúde (UAB/UNIFESP/2014).

 

Currículo Lattes

ARTSUE

Discurso Cultural e Complexidade em Morin e Contrera

Palavras-Chave: Noosfera, Mediaesfera, Cultura, Complejidad, Función Simbólica.

Resumo: Este texto comienza con un análisis de una escena de la película “Los Lunes al Sol” del drector español Fernando Léon de Aranoa, con el objetivo de hacer una reflexión sobre la cultura en el concepto de la noosfera y mediosfera. Se basa en la opinión de los autores Edgar Morin y Malena Segura Contrera, quienes analizan la pérdida de la función simbólica y significados; observan la situación de fragmentación social y la necesidad de recursos teóricos para la comprensión de la complejidad de los fenómenos contemporáneos; y consideran la importancia de usar una propuesta alternativa al modelo cartesiano.

Discurso Cultural e Complexidade em Morin e Contrera. Revista Académica de la Federácion Latinoamericana das Facultades de Comunicacion Social. Edição 89. Ano 2014.

Please reload

Âncora 2

Participação popular na mídia é censura?

Participação popular na mídia é censura? Com Milton Pelegrini. In: Helena Sousa; Manuel Pinto; Joaquim Fidalgo; Stanislaw Jedrzejewski; Elsa Costa e Silva; Ana Melo; Luís António Santos; Sérgio Denicoli; Mariana Lameiras; Marta Eusébio Barbosa.. (Org.). Media Policy and Regulation: Activating Voices, Illuminating Silences - ISBN 9789898600-20-2. 131ed.Braga - Portugal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2014, v. 1, p. 378-386.

Please reload

ANCSUliv

Produção Acadêmica e Comunicação: as PP's para divulgação científica

Este livro parte de uma dissertação de mestrado da autora que discute a produção de conhecimento, os interesses dos diferentes grupos sociais, os espaços e os suportes midiáticos para divulgação cientifica. Considera questões históricas que interferem para o desenvolvimento social e científico, e a necessidade de um arcabouço político que contribua para promover o acesso à comunicação e a troca de saberes.

SCHIAVO, S.F.. Produção Acadêmica e Comunicação: as PP's para divulgação científica. 1. ed. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016.

Please reload

bottom of page