top of page

CARLOS HENRIQUE AIELLO

 

Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas e Pós Graduação em Identidade Nacional, Educação e Desenvolvimento pela Unesp; MBA em Marketing pelo INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação; Gestão Estratégica de Negócios pela Anhanguera Educacional S/A; Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura Midiática pela Unip-SP. É professor titular de Graduação e Pós-Graduação, coordenador de Propaganda e Marketing da Unip Araraquara e Diretor Executivo da APP-Ribeirão Preto (Associação dos Profissionais de Propaganda). Linha de pesquisa: Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais, cuja área de concentração é Comunicação e Cultura Midiática.

 

Currículo Lattes

A imagem midiática dos padrões estéticos nos fenômenos de adultescência e infantescência

Palavras-Chave: Padrões estéticos; Imagem; Publicidade; Consumo.

Resumo: Este artigo tem como finalidade discutir a imagem midiática dos padrões estéticos, atribuída aos meios de comunicação, em especial, à publicidade, muito explorada na contemporaneidade, que consumimos vorazmente todos os dias. Trata-se do padrão estético infanto-juvenil, glamourizado no discurso e nas estratégias publicitárias, que atingem as faixas etárias, no intuito de expandir as fronteiras do consumo. Neste sentido, diversas produções publicitárias e diferentes produtos visuais, como é o caso de catálogos, folhetos, flyers e outdoors em que a imagem é construída intencionalmente como produto de consumo, recaem nos fenômenos adultescentes e infantescentes. Muitos são os produtos e marcas, a exemplo da Hering e Lilica &Tigor, aqui selecionadas para este estudo, que condicionam os apelos à glamourização da juventude, respondendo aos anseios do capital. Tais fenômenos em muito contribuem para as características da sociedade de consumo, em que tudo vira mercadoria, na tentativa de construir significados associados aos jovens, numa espécie de cultura juvenil, para que estes se tornem a expressão de valor e o estilo de vida aceito na contemporaneidade.

A imagem midiática dos padrões estéticos nos fenômenos de adultescência e infantescência, com Dra. Malena S. Contrera. Revista Tríade, vol. 3 no. 5 de 2015.

Please reload

Aiello-ANC
bottom of page